terça-feira, 1 de maio de 2012

SÓ POR HOJE

         Vi 350 filmes no último ano.
      Mas não se enganem com a afirmativa, não estou me gabando, contando vantagem, tripudiando sobre quem sequer recorda quando foi a última vez que assistiu a um filme, longe disso. Quando me deparei com o número, fiquei com a sensação de que não tive vida social em 2011, embora tenha gastado cerca de setecentos reais apenas com idas ao cinema (conforme minha heterogênea coleção de canhotos).
        Agora, estou tentando não ver tantos filmes, embora eu admita que seja muito difícil, já que se tornou algo maior do que mero hábito, se aproximando do que pode ser considerado um vício. Se não vejo um filme, ao final do dia tenho a impressão de que está faltando alguma coisa – e realmente está.
       Acho que não seria nenhum exagero se existisse alguma associação especializada em dependentes da sétima arte.
       Até o momento foram 122 dias e 72 filmes, média bem inferior ao que estou acostumado. Comecei o ano com um Hitchcock, para manter a tradição,  passei por um Polanski, um Clouzout, alguns indicados ao Oscar, ao Globo de Ouro (para alimentar a conversa do bar), nada demais. Sei que falta um Fellini, um Bergman, um Kurosawa, mas esses serão encontros inevitáveis.
        Só por hoje, não verei nenhum filme. Amanhã, não sei.


 ***



Peter Griffin, de “Family Guy”, vai ao cinema na expectativa de que algum personagem pronuncie, em algum momento, o nome do filme dentro do filme. Não tenho a mesma expectativa, mas não deixo de achar engraçado quando encontro a imagem que adorna o cartaz em uma cena. 


28 comentários:

  1. Meu caro Herculano, eu tenho uma tia que assiste quatro novelas diariamente. Imagine o tempo e a vida que ela perde durante 365 dias do ano. No fim do dia ela vai dormir tão alienada quanto a hora em que acordou. Se ela dedicasse esse empenho a um
    Polanski a visão de mundo dela certamente seria outra.

    ResponderExcluir
  2. Um pouco diferente de Griffin, vou ao cinema (ou assisto em casa), na tácita esperança de que algum personagem pronuncie, em algum momento, um nome, uma alusão, uma tangente qualquer, dessas que enchem a gente de alguma coisa cujo nome ainda desconhecemos.

    ResponderExcluir
  3. É um vício divertido e enriquecedor!
    Continua a alimentá-lo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo! Minha média de filmes está bam aquem do eu gostaria. Faço questão de deixar esse comentário pois dei uma risada espontânea com sua colocação a respeito de Peter, do seriado Family guy, Isto por que assisto sempre os episódios e me lembro bem de quando os policiais o param na estrada e o "filme dentro do filme" ocorre"!

    Muita paz!

    ResponderExcluir
  5. Tambem procuro pela imagem do poster,
    a cena promocional é sempre
    em algum momento emblemático,
    mas o título do filme dentro do filme
    é sensacional, so mesmo Peter Grifin
    com Tom Cruise em Missao impossiveil:
    - Ele disse! Ele disse!

    ResponderExcluir
  6. Mas filme é tão bom, estou bemmm longe do seu número, fico mais nos livros.. ^^

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!
    Ate o momento, eu fui ao cinema duas vezes, uma para conhecer o famoso "IMEX" do shoping bourbom "Missão Impossivel-4 (Protocolo Fantasma), mas infelizmente não era 3D, mas achei o cinema o máximo, me apaixonei! Depois fui assistir "O motoqueiro Fantasma - 2" em 3D No cinema do shoping D, adorei o filme, mas não me simpatizei como o espaço.
    No mais, em casa, ja cheguei a assistir 06 filmes no dia, um atras do outro, só parando para se alimentar. DVD e TV a cabo!
    Adoro ver filmes, novos ou repetidos, adoro!
    Parabens por ter esse privilegio de ir tantas vezes ao cinema, gostaria muito de estar em teu lugar, deve ser o máximo!
    Abraços e será que voce irá bater seu próprio record esse ano??

    ResponderExcluir
  8. Peter emulando
    Hitchcock em Intriga Internacional
    é sensacional.

    ResponderExcluir
  9. tenho esse vicio em mim...
    não consigo me afastar do mundo dos filmes.
    a primeira imagem é de um filme muito inspirador.
    por hoje vou ver um filme. amanhã não sei.
    beijinhos**

    ResponderExcluir
  10. E o Cinema Paradiso
    no topo da postagem
    também

    ResponderExcluir
  11. meu cinema é rasteiro mas o nome do filme dentro do filme é coisa que já esperei.

    ResponderExcluir
  12. Eu gostava tanto de cinema. Quase já não vou.
    Não sei dizer por quê.
    Certamente, a culpa é minha.
    Beijoss :)
    ps. você podia publicar uma lista dos 24 melhores. Pra gente assistir pelo menos 2 por mês.

    ResponderExcluir
  13. Não sou tão viciada a esse ponto mas esse aí da imagem "A Invenção de Hugo Cabret" é sensacional.

    ResponderExcluir
  14. O título da postagem ilustra bem o seu vício.

    Inspirado na sua lista de filmes, resolvi contar quantos jogos de futebol assistirei em 2012.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. A não ser que isso realmente prejudique sua vida, Herculano, acho que ver um filme por dia é uma atividade enriquecedora. Pode até ser um vício, mas há vícios piores. Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Já eu preciso ver mais filmes. Quase nada sei sobre cinema. Isso é quase um pecado, não é?

    ResponderExcluir
  17. Também tenho esse vício. Nos dias de domingo são geramente cinco

    ResponderExcluir
  18. Vício é vício, né?? Mas esse aí é bom, gostoso, só não fica muito barato...rs


    Beijo Herculano!

    ResponderExcluir
  19. E eu achava que ía muitas vezes ao cinema, afinal vou pouquíssimas...

    ResponderExcluir
  20. Também gosto muuuito de assistir filmes, mas não chego aos seus pés,rss!
    Você consegue se lembrar do conteúdo da maioria dos filmes que assistiu?
    Porque acho que minha memória é seletiva com filmes!! Lembro apenas dos que realmente me marcaram, os mais ou menos muitas vezes não lembro de nada passado um tempo!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para garantir o sucesso da minha memória, tenho catalogado tudo em meus "diários de cinema".

      Excluir
  21. Curto muito filmes, mas não tanto como vc!kkk!
    Já meu marido é mais cinéfilo do que eu!kkkk! Ele ama filmes e é uma das coisas que ele mais gosta de fazer!
    bjs, paz!

    ResponderExcluir
  22. Belo vicio o seu!

    Vou pouco ao cinema..deveria ir mais.
    Minha filha ja vai em todos que pode...e os que não pode..
    Ama cinema...

    Um bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  23. Me amarrei em teu vício. Acabei de vir de um ciclo de cinema que realizo lá na universidade, na companhia dos alunos. Hoje assistimos "Antes que o mundo acabe", de Ana Luiza Azevedo, um filme da Casa de Cinema de Porto Alegre, já viu esse? Te lendo aqui dá uma baita vontade de ir bem mais ao cinema!

    Bjo

    ResponderExcluir
  24. Se todo vício fosse tão benéfico quanto esse seu...
    Eu adoraria assistir a um filme por dia, mas não é sempre que posso. Atualmente, me contento com minha média de 3 por semana.
    bjo!

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto tanto de cinema que escrevo com nome de filme. Gostei muito de seu blog. Vou seguir.

    ResponderExcluir
  26. Eu não sei quantos vi no ano passado, sei que gostaria muito de assisti muitos, mas me falta tempo =/

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.

Related Posts with Thumbnails